quarta-feira, 21 de abril de 2021

PGR confirma que oito governadores são investigados criminalmente


A informação é da Procuradoria Geral da República, ao esclarecer sobre ofícios enviados aos 27 gestores estaduais. Pelo menos oito governadores estão sendo criminalmente investigados por possíveis irregularidades desde o início do combate á pandemia no país.

Em nota, a PGR informa que um dos governadores já está afastado do cargo. Neste caso, trata-se de Wilson Witzel (PSC-RJ), acusado de fraudes na Saúde do Rio de Janeiro durante a pandemia. Além de ser réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ainda enfrenta um pedido de cassação do mandato na Alerj.

A Procuradoria não informa quais os outros sete governadores que estão sob investigação, mas a nota mostra que há um incômodo com respostas parciais ou a possibilidade de que a fiscalização seja politizada.

O Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que não figura entre os investigados, respondeu à PGR que o hospital de campanha foi fechado por falta de pacientes, ainda em agosto do ano passado quando houve uma queda no número de infectados e reforço no número de leitos nos hospitais públicos. Disse ainda que o problema maior não foi a falta de leitos. O que colapsou o sistema foi a quantidade insuficiente de profissionais para UTIs em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário